quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Registrar uma marca


Primeiro devemos enquadrar a marca no produto ou serviço que buscamos a proteção, são 45 classes (34 de produto e 11 de serviços). Podendo viver marcas iguais em classes diferentes
Ex.: A marca VEJA para produto de limpeza e a marca VEJA para revista.
Por isso a importancia de ver aonde queremos proteger a marca para não termos problemas futuros.
Para efetuarmos o registro de uma marca devemos fazer uma busca minuciosa no banco de dados do INPI, que inclui varios fatore, como: radicais, prefixos, sufixos, as prováveis colidências fonéticas, gramaticais, ideológicas e com marcas em classes afins, além de expressões evocativas o que pode caracterizar uma marca fraca passível de concorrência parasitária.
Uma vez pequisado por um profissional qualificado deve ser feito o pedido de registro no INPI que demora por volta de 2 a 3 anos para ser deferido e ter a exclusividade de uso da marca, é um processo longo e deve ser acompanhado toda semana para proteger de ataques de terceiros.

10 comentários:

Anônimo disse...

Podem viver marcas iguais em classes diferentes, EXCETO AS MARCAS DE ALTO RENOME - Art. 125 - À marca registrada no Brasil considerada de alto renome será assegurada proteção especial, em todos os ramos de atividade.
Exemplo: Coca-Cola

Anônimo disse...

A marca NATURA foi tamb�m reconhecida como marca de alto renome.

Anônimo disse...

é importante observar as classes afins. ex.: uma marca existe na classe de produto mas não na de serviço, porém a marca pretendida na classe de serviço pode ter problemas devido a marca da classe de produto.

Anônimo disse...

O INPI pode conceder a marca "SEM DIREITO AO USO EXCLUSIVO DOS ELEMENTOS NOMINATIVOS" sendo que qualquer um poderá utilizar e pedir a mesma marca, salvo a forma figurativa da marca.

Roberto Soraire disse...

Além da busca no INPI efetuamos a busca do domínio na internet. Se o cliente já tiver logotipo devemos efetuar também a busca figurativa.

Anônimo disse...

Como posso fazer a avaliação de minha marca??

Anônimo disse...

Quanto custa para registrar uma marca??

Anônimo disse...

boa a mayeriamuito

Anônimo disse...

Concordo com vocês que é importante registrar uma marca, é importante lembrar que a classe deve ser a correta e que também caso a marca seja mista (logo + nome ou forma de letra estilizada), ela deve ser usada exatamente igual sua concessão de registro, para não correr o risco de cair em caducidade.

abraço
mauricio pinto

Roberto Soraire disse...

Saiu uma matéria agora no site da PAP no link
http://www.pap.com.br/conteudo/novidades/novidade.php?id_noticia=136
Que fala das marcas Moça Fiesta e Fiesta Bebidas podem conviver.