terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Pirataria de marcas no mundo


Retornei 0ntem de uma viajem aos Estados Unidos e Argentina, foram dias para passear e descansar mas ao mesmo tempo para observar.
 
Como fui a um país de economia aberta e liberal como os USA, pude verificar a forma de comércio lá praticada, absolutamente livre. Surpreendeu-me algumas coisas que eu já conhecia e outras que se mostraram novidade.
 
Quando fui ao So Ho, bairro de Nova Iorque  que abriga a Canal Street pude observar que o comércio de produtos piratas diminuiu muito, existe ainda mas com menos intensidade, outra coisa que me chamou a atenção foi a qualidade dos produtos falsificados oferecidos nas bancas, são de muito baixa qualidade e mesmo quem não conhece pode ver que é produto falso e de qualidade ruim, tanto os relógios como as bolsas femininas, perfumes, os lenços e roupas de grifes famosas.
 
O que me surpreendeu foi que em ambientes antes exclusivo para venda de produtos verdadeiros e com procedência fosse encontrado produtos piratas, estes diferentemente dos encontrados na Canal Street apresentavam boa qualidade em  óculos, bijuterias e outros artigos que pude ver serem oferecidos em corners de vários Shoppings  de Miami.
 
Deduzo que a pirataria vai ainda perdurar por um largo espaço de tempo em nossas economias pois se um país como os EEUU não conseguem combater este mal com todo o aparato policial e pesada legislação, imagino como irão os países mais vulneráveis conterem a invasão de produtos falsos e ilegais?

3 comentários:

Milson Argentino Produções disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milson Argentino Produções disse...

Aqui no Brasil a Pirataria está dominada, acho que isto é culpa das pessoas que deixam de comprar um produto original para comprar um produto falso que estraga em poucos dias e depois acaba se arrependendo da besteira que fez! Muda Brasil só vc pode fazer isto acontecer!!!!!!

Anônimo disse...

A pirataria não é coisa nova, se observarmos o nome verificamos que ela data de vários séculos. O fenomeno que hoje ocorre em todo o mundo está ligado a dois fatores preponderante, 1o. o avanço e rapidez das comunicações, 2o. o avanço das tecnologias. O combate a pirataria só será efetivo através do desenvolvimento de métodos tecnológicos, e é claro através da educação dos povos.