sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Valoração de Marca


O INPI noticiou esta semana que estará desenvolvendo software para avaliação de marcas com o auxílio da OMPI. A notícia é boa já que começa, parece, oficialmente ser reconhecido no Brasil que marca tem valor. Digo isto pois a CVM Comissão de Valores Imobiliários do Brasil, creiam, ainda não permite que o valor das marcas de empresas S/A de capital aberto sejam contabilizados. Visão obtida através de um parecer do IBRACON Instituto Brasileiro de Contabilidade.
Espero que com esta atitude do INPI ocorra a mudança de postura da CVM e consequentemente o aumento do capital social das S/As.
Como fazemos avaliação de intangíveis desde 1997 e conhecemos bem o valor que uma marca possui, é muito alviçareira a notícia pois isto certamente afastará do mercado profissionais que sem habilitação, conhecimento e técnica, apresentam relatórios risíveis sobre os parâmetros usados para mensurar uma marca.
Um dos desafios do INPI é conseguir colocar no sofware as particularidades de cada segmento de mercado. O percentual de licenciamento utilizado sobre o faturamento pode variar bastante, conforme portaria 736 do Ministério da Fazenda, demonstrando que realmente cada setor tem suas características e particularidades que influenciam direta ou indiretamente no valor dos ativos intangíveis.
Além disso, o valor de uma marca está ligado a caracteristicas quantitavas e qualitativas, é provável que o software opere com dados quantitativos, tais como faturamento, margem de lucro, receitas e custos. Mas o valor de uma marca é também mensurado por diferentes pesos sendo muitas vezes ligado mais a caracteristicas qualitativas tais como reconhecimento da marca, seu tamanho frente a concorrência, tecnologias de produção, capacitação em talentos humanos entre outros, portanto se o software não mensurar a qualidade das marcas poderá dar um valor diferente daquele que realmente a marca detém.
Veja a noticia

2 comentários:

Anônimo disse...

achei esse assunto interessante .... as cores são realmente parecidas .. mas a lei não permite proteção para cores ... em relação a avaliação de bens intangíveis, existem empresas que além de estarem fazendo avaliação de marcas, estão fazendo de patentes também.

abraço a todos.

Anônimo disse...

Nas avaliação das patentes esse software provavelmente vai ter o mesmo problema, avaliando apenas os dados quantitativos. E sabemos que a força de uma patente evitando a concorrência de usar uma certa tecnologia pode ser tão ou de mais peso que os próprios lucros que essa patente traga para essa empresa pois a percepção do concorrente que tem usa essa patente provavelmente o veja como uma boa empresa tecnologicamente falando, lincando isso aos outros produtos da empresa.
Vocês da PAP fazem avaliação de patentes?